quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Natureza na moda: as flores, frutas e animais do verão 2011 internacional

Flores, frutas, animais… A temporada de verão 2011 internacional foi bucólica. Quem passear pelos jardins da estação (algumas passarelas, como a de Emanuel Ungaro e de D&G, chegaram a reproduzir um como cenário), vai encontrar todo tipo de flores traduzidas em estampas, da Liberty delicada (Versus), às com desenhos grandes e cores fortes (Jil Sander). E enquanto escolhe uma fruta colorida – vai uma banana Prada ou uma laranja Stella McCartney? – para saborear durante a caminhada, poderá encontrar uma linda borboleta (estampada, como na Loewe, ou aplicada, como na Alexander McQueen) repousando as asas na vegetação – o verde, inclusive, apareceu em diferentes nuances em várias coleções, como Lanvin e Gucci.




A mensagem da estação, segundo o WGSN e o Stylesight, dois dos principais bureaux de estilo, é a simplicidade. Uma das macrotendências apontadas pelo Stylesight para o verão 2011 internacional recebe o nome de Naivety (em português, ingenuidade) e prega uma reaproximação do que é simples e feito a mão. Para o WGSN, é uma temporada de estampas fortes que imprimem diversão – quer exemplo melhor do que a banana ou os macaquinhos da Prada?




Em tempos em que o discurso da sustentabilidade está na ordem do dia, nada mais moderno do que o resgate de elementos da natureza. E que seja com estilo e, por que não, bom humor!